8 DICAS PARA IMPORTAR COM SEGURANÇA

Muitos empresários sonham em possuir um produto ou equipamento importado que trariam mais tecnologia e modernidade à sua fábrica, mas deixam de alcançar os seus sonhos por falta de conhecimento. Neste artigo a BM3 Trading irá responder algumas questões que poderão lhe ajudar a clarear as ideias sobre o assunto.

Toda empresa pode importar, inclusive MEI
Sim, toda a empresa poderá importar, desde que esteja legalmente registrada junto à Receita Federal. Basta solicitar o seu cadastro para a habilitação do Radar Siscomex, que permitirá a realização das operações de importação. Importante verificar se o ramo de atividade praticada pela empresa (CNAE) consta no contrato social.
E agora, imaginando que a empresa já esteja habilitada junto à Receita Federal, o que faço?
Há diversas maneiras de iniciar uma operação de importação, a empresa poderá contratar um profissional com experiência na área de Comércio Exterior para integrar o seu grupo de funcionários ou buscar uma Trading company* para terceirizar toda a operação. A BM3 Trading, por exemplo, conta com um grande know how* na área, além de ter um CEO com vivência de dois anos na China, para apresentar a melhor solução em Comércio Exterior, reduzindo os riscos e custos envolvidos na operação de importação.
Eu já sei o que quero importar, mas não tenho fornecedor!
Ter um foco e definir o produto a ser importado já é um grande passo, mas agora você precisa desenvolver um fornecedor sério e de qualidade. Existem no Brasil empresas capacitadas para esse tipo de serviço, que fazem desde a pesquisa de mercado até o acompanhamento do embarque no exterior. No caso da BM3 Trading, existe uma equipe própria na China, além de um time interno qualificado para o desenvolvimento de novos fornecedores e produtos.
Não sei nenhuma língua estrangeira, isso é um problema?
Se a negociação com o exportador for feita através de um intermediador ou de uma Trading Company, você poderá, mesmo assim, ter o controle absoluto da sua operação de importação sem falar o idioma do país de origem da mercadoria. Para uma operação nesse formato, é de extrema importância confiar nos profissionais contratados.
Qual o valor do investimento em uma operação de importação?
Isso dependerá muito do seu projeto, mas antes da operação ser realizada de fato, é possível calcular e prever os custos de todo o processo de importação, para que assim, o projeto seja viabilizado com segurança e sem imprevistos.
Como se prevenir da instabilidade econômica na hora da importação?
O cenário mundial e o momento que o Brasil vive acabam por assustar a grande maioria dos empresários, inibindo novos investimentos e operações de importação. Para minimizar os riscos envolvidos na operação é importante a escolha de profissionais experientes que entendam as variáveis mais sensíveis e possam fazer uma previsão de custos precisa e transparente.
Em quanto tempo consigo viabilizar o meu projeto?
É difícil determinar o prazo sem uma avaliação inicial do projeto em questão. No entanto, após uma análise inicial já é possível realizar um cronograma com todas as etapas e metas a serem alcançadas. Todo projeto de importação é preciso ser pensado com cuidado.
Por último a pergunta de maior interesse, vou obter lucro em uma operação de importação?
Para obter sucesso em uma operação de importação é muito importante que antes da operação seja feito o dever de casa: pesquisa de mercado, análise de concorrentes, planejamento financeiro e tributário, além do estudo do projeto de importação em si, com as devidas simulações de preços.
Caso a sua empresa não tenha experiência em importação, conte com a gente! A missão da BM3 Trading é ajudar o cliente a ter sucesso trazendo o mundo ao seu alcance.
* Trading companies: empresas comerciais que atuam como intermediárias entre empresas fabricantes e empresas compradoras em operações de exportação ou de importação.
* Know-how: conjunto de conhecimentos práticos (informações, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc.) adquiridos por uma empresa ou um profissional, que traz para si vantagens competitivas.